quinta-feira, 31 de maio de 2012

Membros da Unidade Regional de Educação promovem encontro na escola Cabral Maques

Liderados pelo gestor Jânio Rocha Ayres Teles, vários membros da Unidade Regional de Educação compareceram à escola Cabral Maques na última terça feira, 29 de maio. Na oportunidade, foi realizado um encontro pedagógico no qual participaram os professores da escola, as diretoras Albetiza e Maria José, além de outros funcionários. 
Durante a visita foram divulgadas informações sobre o andamento do ano letivo, a contratação de novos professores para preencher o quadro de docentes, que até o momento continua incompleto, projetos, entre outros assuntos. O encontro ainda abriu espaço para o diálogo aberto. Em determinados momentos, professores e membros da regional levantaram questionamentos e puderam emitir opiniões sobre vários assuntos. O encontro serviu ainda para que os professores ficassem ainda mais integrados com a URE e ficassem a par das recentes mudanças que envolveram professores e alunos no início do ano letivo.

Do blog Cabral Marques

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Atrações confirmadas para as festas juninas em Anapurus

Ao todo serão cinco atrações durante o período junino entre shows no clube da cidade e em praça pública.


Essas são as atrações do festejo junino em Anapurus:


Como de costume, a prefeitura irá organizar um parque junino no centro da cidade. Nos dois últimos dias do festejo haverá show's na praça José Pires Monteles.


Essas são as bandas contratadas pela Prefeitura Municipal:











segunda-feira, 28 de maio de 2012

Alunos da escola Cabral Marques realizam atividade em comunidades quilombolas de Anapurus

A professora Magda Nakaoka Domene realizou recentemente um trabalho muito rico com os alunos do 2º ano matutino. Com o objetivo de resgatar elementos históricos que contribuíram com a formação da nossa cultura, os alunos fizeram uma visita ao povoado Bom Sucesso a fim de conhecer o cotidiano da comunidade quilombola ali instalada. Durante a visita, os alunos constataram que os costumes daquele povo são repassados de uma geração para outra de maneira sagrada. Realizaram entrevistas com o filho do chefe da comunidade e outros moradores ilustres do local. Os alunos ficaram impressionados com a organização imposta pelos adultos e como os descendentes vão, aos poucos, adquirindo todos esses valores.


sexta-feira, 25 de maio de 2012

26 prefeituras do MA decretam estado de emergência

Embora em boa parte dos municípios maranhenses esteja chovendo regularmente, 26 prefeituras decretaram estado de emergência em razão da estiagem que estaria ocorrendo no Maranhão.
As fortes chuvas que caíram durante esta sexta-feira (25) deixaram vários carros atolados em olho d’Água das Cunhãs.
Os municípios beneficiados com a medida foram: 01. Chapadinha, 02. Afonso Cunha, 03. Humberto de Campos, 04. Magalhães de Almeida, 05. Paulino Neves, 06. Primeira Cruz, 07. Santo Amaro, 08. Tutóia, 09. Paraibano, 10. Pinheiro, 11. Santa Helena, 12. Mirinzal, 13. Guimarâes, 14. Bacuri, 15. Alcântara, 16. Cachoeira Grande, 17. Santa Luzia do Paruá, 18. Vitorino Freire, 19. São Vicente de Férrer, 20. Olho d’Água das Cunhãs, 21. Cajari, 22. Matinha, 23. Sucupira do Norte, 24. Governador Luís Rocha, 25. Governador Archer, 26. Amarante do Maranhão.
Com a medida os gestores municipais destas cidades estão autorizados a realizar contratações de forma livre (sem ter que passar pelo processo de licitação); perfurar poços artesianos, realizar convênios e distribuir cestas básicas às famílias atingidas pela seca. Práticas normalmente proibidas durante o período eleitoral, mas que agora estão liberadas para 26 localidades.
Um verdadeiro perigo que acaba fortalecendo os candidatos que ocupam as prefeituras ou que são apoiados pelos atuais gestores, que certamente farão uso das concessões como moeda de troca para angariar votos das comunidades carentes. Um festival de manobras políticas amparadas legalmente e que podem comprometer a lisura do processo eleitoral e ainda contribuem para perpetuar gestores mal intencionados e alheios à satisfação dos interesses públicos no poder.

Blog do Luis Cardoso 

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Veja a relação dos classificados no processo seletivo de professores em Anapurus

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) divulgou a resultado do processo seletivo simplificado para contratação de professores da educação básica. De acordo com os editais do seletivo, os candidatos têm até dois dias, após a divulgação do resultado, para interposição de recursos administrativos. Após esta fase, a Seduc procederá a homologação e divulgação do resultado final com os nomes dos professores classificados.

Os professores irão complementar o quadro de pessoal docente da rede estadual nas áreas de Ensino Médio Regular e Ensino Fundamental; Educação do Campo; Ensino Médio Integrado à Educação Profissional e Proeja; e Educação Especial.
O seletivo simplificado visa atender a necessidade da Seduc de complementar o quadro de pessoal docente da rede estadual de ensino da capital e interior do estado, para o ano letivo de 2012.

Confira a lista dos classificados em Anapurus:

#DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA - 3 VAGA(S)
MARIA DO NASCIMENTO OLIVEIRA
FRANCISCA CARVALHO DOS SANTOS CARDIAL
CLEA CALDAS MONTELES

#DISCIPLINA: LÍNGUA ESTRANGEIRA / INGLÊS - 2 VAGA(S)
GARDENIA LESSA SANTOS
ELIENE HENRIQUE DINIZ REINALDO

#DISCIPLINA: HISTÓRIA - 4 VAGA(S)
ESTELA MARI MAGGIONI DA SILVA
MARIA FELIPA AROUCHE VIEIRA SOBRINHA
MARIA DOS SANTOS VIANA CALDAS
MARCIO DE OLIVEIRA SILVA

#DISCIPLINA: GEOGRAFIA - 2 VAGA(S)
ULYSSES ROBERT MONTEIRO SILVA
ERICA GAMA MOREIRA POLETTI

#DISCIPLINA: MATEMÁTICA - 3 VAGA(S)
MICHELLE DE CARVALHO MELLO SOUSA 943
RENATO SILVA
FRANCISCO EDUARDO SILVA

#DISCIPLINA: BIOLOGIA - 1 VAGA(S)
SARADANIA CARVALHO GUIMARAES

#DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA - 2 VAGA(S)
ELTONIO ALMEIDA BARROS
ALUISIO DE JESUS OLIVEIRA

#DISCIPLINA: FILOSOFIA - 1 VAGA(S)
LIAMAR SOUZA ANTONIO

#DISCIPLINA: SOCIOLOGIA - 1 VAGA(S)
FRANCISCA REGINA SOARES AROUCHE FARIAS

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Justiça garante contratação de professores sem concurso

Depois de expedir liminar suspendendo a contratação temporária de professores para a rede estadual de ensino, a justiça do Maranhão recuou, deferindo agravo de instrumento autorizando que a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) realize as contratações sem a realização de concurso público.
Antes da suspensão o blog postou informação de que havia em curso uma enxurrada de contratações para beneficiar aliados políticos do governo nas eleições de 2012.
O seletivo proposto pela Seduc, na verdade, é uma espécie de indicação eleitoreira, onde o vereador tem sua cota, o prefeito, o chefe político, deputados estaduais e federais, principalmente no interior do estado.
O ex-promotor de justiça Almir Coelho, que exerce o cargo de adjunto na Seduc, foi contrário ao pedido da instituição a que pertenceu. Foi ele o responsável pelo agravo de instrumento apresentado à 2ª Cãmara Cível do TJ para que as contratações imorais e ilegais possam ser efetuadas.
Almir Coelho não levou em consideração que existe um grande número de concursados que ainda não foram nomeados na sua totalidade e mais outros milhares que ficaram na condição de excedentes. Afinal, estamos no Maranhão, lugar onde tudo é possível.

Blog do Luis Cardoso

sábado, 12 de maio de 2012

Roseana assina titulação e progressão de mais de 8 mil professores

A governadora Roseana Sarney concedeu a gratificação por titulação para 7.523 profissionais da educação do grupo Magistério da Educação Básica e a progressão na carreira de 500 professores, totalizando mais de 8 mil profissionais da rede estadual de ensino. “Essa é mais uma ação de valorização dos docentes, uma forma de reconhecimento ao trabalho de quem contribui, e muito, para a formação dos maranhenses e se esforça para se manter atualizado na profissão”, declarou a governadora.
Com a medida, os profissionais que obtiveram, durante o exercício profissional, cursos na área de formação ou educação, irão receber gratificação por titulação da seguinte forma: atualização, aperfeiçoamento ou reciclagem que cheguem a somar 360h (acréscimo de 10% no valor do vencimento básico); pós-graduação em nível de especialização (15%); mestrado (20%) e doutorado (25%).
Os dois decretos que concedem as gratificações por titulação e progressão funcional para os professores do Magistério da Educação Básica foram assinados na sexta-feira (11). Os professores contemplados com as progressões serão beneficiados com a mudança de referência dentro da mesma classe da carreira do Grupo Magistério de Educação Básica.
O secretário de Educação, João Bernardo Bringel, também destacou que o ato contempla um compromisso do Governo do Estado com a categoria. “É um compromisso do governo com a valorização do profissional da educação básica, mediante a implementação da política de desenvolvimento do servidor na carreira, associada ao estabelecimento de critérios de ascensão funcional, cujo mérito, competência e conhecimento desses profissionais sejam reconhecidos e atendidos, onde a busca da qualidade do ensino público na educação básica seja a consequência natural de todo esse processo”, destacou.
Qualificação profissional
A ação do Governo do Maranhão é um estímulo para que os docentes da rede estadual busquem cada vez mais conhecimento e qualificação profissional ao longo da carreira, o que implicará em melhorias qualitativas no processo ensino-aprendizagem ofertado no estado. Com a assinatura dos decretos governamentais serão contemplados diretamente com a gratificação por titulação 46 doutores, 291 mestres, 5.444 especialistas e 1.742 professores que obtiveram algum tipo de aperfeiçoamento profissional ou na área da educação.

Secom do Estado

quinta-feira, 10 de maio de 2012

INCRÍVEL. Vídeo mostra assalto ocorrido ontem na cidade de Santa Helena

Um bando fortemente armado com armas de grosso calibre assaltou ontem (09) por volta de 17:30h a agência do Banco do Brasil da cidade de Santa Helena, distante 200 Km de São Luís.

O grupo encapuzado invadiu o banco e levou uma quantia ainda não revelada. Na fuga eles levaram muitos reféns, entre eles o secretário de cultura do município. Logo em seguida, os reféns foram libertados. Na saída da agência, eles atiraram muitas vezes como forma de intimidação, conforme pode ser visto no vídeo logo abaixo.
Os criminoso fugiram no sentido da cidade de Governador Nunes Freire. No caminho eles abandonaram os carros usados no assalto e atearam fogo.

A cidade de pouco mais de 30 mil habitantes está aterrorizada com o fato. A polícia iniciou as investigações para elucidar o caso.

Veja o vídeo que mostra a fuga dos bandidos.

terça-feira, 8 de maio de 2012

É de parlamentar dessa espécie que o Brasil precisa e clama


Maria Aparecida Campos Straus, conhecida como Cidinha Campos, é uma jornalista, radialista e política brasileira, filiada ao PDT desde 1990. Já foi deputada federal pelo Rio de Janeiro e hoje é deputada estadual.
Sua sina é a justiça e a luta pelo fim da corrupção. Ela persegue ferozmente os larápios que sugam e deterioram o patrimônio público.
Personagens como esse são tão raros de se ver, que chega a ser de arrepiar ouvi-la falando.

Nas palavras de Cidinha Campos: "A corrupção desse país está no DNA das pessoas".

O BRASIL PRECISA DE MAIS CIDINHAS E MENOS MALUFS!!!

Confira o discurso da deputada no plenário da AL/RJ