terça-feira, 26 de junho de 2012

Acidente incrível em Anapurus - difícil acreditar que ninguém tenha morrido


Passando pela MA 230, a poucos kilômetros de Anapurus, sentido povoado Palestina, flagramos um caminhão Mercedes, tombado à beira da estrada. O caminhão que transportava carvão ficou com a cabine virada para o chão e completamente destruída.

Todos que passavam perguntavam quantos haviam morrido. A resposta era: nenhum dos dois ocupantes. Segundo vizinhos do local do acidente, as duas pessoas que estavam na cabine sofreram apenas leves escoriações e saíram andando.

O veículo com placas de Bom Despacho-MG, trafegava  no sentido Palestina/Anapurus, quando saiu da pista, pela contramão e andou dezenas de metros, rasgando o mato, pelo acostamento.

O acidente aconteceu por volta das 4h da manhã de domingo, segundo vizinhos.

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Mata Roma: Grande convenção oficializa pré-candidaturas de Besaliel Albuquerque e Glinoel Garreto para prefeito e vice

Durante esse domingo, 24, os partidos PDT, PV, PT, PHS, PRP, PC do B e PSDB, que representam a oposição no município oficializaram as pré-candidaturas de Besaliel Albuquerque e Glinoel Garreto aos cargos de prefeito e vice prefeito, nas eleições de 2012.

A convenção aconteceu na câmara municipal de vereadores, reunindo centenas de pessoas e militantes dos partidos que representam a coligação “A FORÇA DO POVO É MAIOR!”. Dentro e fora do recinto uma multidão de pessoas acompanhavam atentamente o processo.

Entre os grandes nomes políticos que estiveram presentes ratificando apoio a verdadeira Frente de Libertação do povo de Mata Roma, destaco a presença do deputado Federal Ricardo Arscher, do deputado Estadual Marcos Caldas, do vice-prefeito de Coelho Neto Sergio Guanabara, do ex-prefeito Lauro Pereira Albuquerque, o Grachal, o suplente e ex-deputado estadual Mauro Jorge, entre outras personalidades que fizeram questão de prestigiar o evento, como a pré-candidata a prefeita de Anapurus, Vanderly Monteles.
A convenção foi iniciada com uma mensagem que expressava o anseio do povo por mudanças no cenário político de Mata Roma, na certeza que a união do povo é que trará uma nova realidade ao município.

Na sequência fora apresentados alguns dos pré-candidatos das legendas que compõem a referida coligação.
Os deputados Ricardo Arscher e Marcos Caldas, declararam apoio total as pré-candidaturas em discussão. Ricardo Arscher disse ser muito grato ao povo de Mata Roma pelo apoio que lhe foi dado na última eleição, alcançando resultados que garantiram sua definitiva posse junto a Câmara dos deputados Federais. Ricardo disse que saberá retribuir a confiança que lhe foi dada, iniciando pelo apoio a oposição nessa longa caminhada que se inicia.

Marcos Caldas disse que o povo de Mata Roma pode continuar certo da vitória, afirmando que apesar do que é alegado pelo grupo de situação, Besaliel e Glinoel podem continuar firmes, pois não haverá nenhum empecilho jurídico para homologação de suas candidaturas.
Em discurso o vice da chapa, Glinoel Garreto, disse que a força do povo é que iria garantir a vitória do grupo. Glinoel teceu algumas críticas ao atual governo que deixou a desejar durante três anos e meio, e somente agora resolveu aparecer com inúmeras promessas eleitoreiras, num verdadeiro mandato de 06 meses.


Glinoel parabenizou a população que em massa se fez presente, mesmo numa data em que a prefeitura organizou extensa programação, a fim de desviar e confundir a atenção dos eleitores.



domingo, 24 de junho de 2012

Hoje tem Forró Estourado no Arraial de Chapadinha


Equipe Gráfica Melo vence o tradicional torneio de futsal da Trizidela

Depois de nove dias de competição, chegou ao fim mais uma edição do torneio junino de futsal que acontece todos os anos no tradicional Arraial de Trizidela. Disputaram a grande final os times Real Sociedade de Anapurus e Gráfica Melo de Chapadinha. A torcida acompanhou apreensiva todos os lances do jogo o tempo todo. E a grande maioria torcia pelo time de anapuruense. 

Os momentos iniciais do confronto foram muito equilibrados, mas na metade do 1º tempo a equipe do Gráfico Melo marcou um gol que desestabilizou a equipe anapuruense. A partir daí, o jogo mudou de rumo e o talento dos jogadores do Gráfica Melo prevaleceu. A equipe demonstrou mais maturidade nos momentos decisivos e venceu a partida por 7 a 2, para a frustração de muitos torcedores. Ao final da partida os jogadores do Gráfica Melo comemoram muito e disseram ter sido uma honra ter conquistado um torneio de tamanha tradição.

Colaborador: Jorlan Vieira

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Em São Luís, chips de celular são achados em frango que iria para preso

Agentes penitenciários do presídio São Luís II encontraram, na manhã desta quinta-feira (21), dois chips de celulares dentro de um frango que seria levado para o detento Jouberth Pereira Abreu, o "Madeira". Alimento foi levado pela esposa do interno, Ane Fabiane Santana, de 23 anos. O material foi apreendido durante dia de visita na unidade.

Os dois chips foram achados logo após a revista realizada no alimento. Fabiane Santana, que ficou nervosa quando viu os agentes abrindo o papel que enrolava o frango, levantou suspeita de que algo poderia estar errado. "Ela passou a mão na cabeça e aparentou estar com medo. Nós já conhecemos quando a pessoa quer esconder algo", comentou o agente penitenciário Will Dettson Costa Peixoto.
 Após a constatação dos chips no interior do frango, os agentes conduziram Ane Santana até uma sala para prestar esclarecimentos. Lá, ela disse que os produtos seriam para o marido. No entanto, a jovem confessou que a iniciativa partiu dela. "Não foi meu marido quem pediu, eu trouxe por que quis", revelou.

O agente penitenciário disse que nesses casos dois procedimentos podem ser tomados: o administrativo ou penal. O primeiro, pode proibir que durante um mês Fabiane Santana visite o esposo. Já o segundo, prevê que a mesma seja conduzida para uma delegacia onde será autuada. "Vamos analisar a situação e ver o que cabe fazer", comentou.
Jouberth, que seria a pessoa a quem os chips estariam endereçados, está preso na cela 10, do bloco D, no presídio São Luís II. Detido por inúmeros furtos e natural do município de Bequimão, ele está na unidade há um ano.

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Alunos da escola Cabral Marques realizam pesquisa de campo na área da matemática


Os discentes do 3º ano “01”, juntamente com o professor Francisco Eduardo, realizaram em Anapurus uma pesquisa de campo na área de Estatística. A pesquisa foi efetivada em alguns comércios do município, colocando em prática o que os discentes já haviam aprendido em sala de aula. 

Em entrevista, o professor Francisco Eduardo, falou da importância dessa pesquisa para a contextualização do conteúdo. Disse que essa é uma forma de unir teoria a prática, e perpassa da necessidade de um ensino matemático mais amplo, abrangendo o que ocorre no cotidiano. “Na verdade o que ocorre hoje no ensino da matemática, é apenas uma transmissão de teorias, muita das vezes vagas, sem um “aval” da realidade, o que não gera muito proveito. Este trabalho tende a melhorar isso nesse sentido", concluiu o professor.

Deixe seu comentário logo abaixo.

Em Mata Roma, Sindicato dos Servidores Públicos Municipais reclama da falta de espaço na rádio "comunitária"

O Sinpsema, por meio da sua Diretoria, há dias vinha tentando utilizar a Rádio Comunitária Redenção FM, localizada em Mata Roma, para que fossem esclarecidos assuntos de interesse dos Servidores Públicos Municipais de Mata Roma. A Direção entrou em contato com o comunicador Paulo Lima, o qual marcou uma entrevista com a mesma para o dia 14, e que foi adiada por três vezes. Hoje, o Sindicato, mais uma vez, foi à Rádio concretizar a referida entrevista, que foi marcada pelo comunicador para as 9h30min. 

Entretanto, chegando lá, a Direção obtém novamente resposta negativa. O Sr. Paulo Lima, sem falar com os membros do Sindicato, apenas manda dizer aos mesmos que não haveria possibilidade de a entrevista acontecer, visto que, segundo ele, alguns vereadores estavam em reunião no estúdio da Rádio. Tal comportamento, no entendimento da Diretoria do Sinpsema, representa um desrespeito à Entidade, já que o encontro havia sido adiado, como já foi citado acima, por três vezes. Isso deixa claro que as portas da Rádio estão fechadas ao Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Mata Roma, o que contraria a denominação "COMUNITÁRIA".

Deixe seu comentário logo abaixo.

Soberania da Câmara Municipal. Tina Monteles tem o nome retirado da lista dos inadimplentes

Depois de muito barulho e oba-oba sobre a presença do nome da prefeita Tina Monteles no lista dos gestores inadimplentes divuldada pelo TCE/MA, o órgão responsável pelas contas no Estado publicou uma espécie de errata retificando a lista e excluindo o nome de alguns gestores da lista dos sujos, entre eles o de Tina Moneles, que tinha em seu desfavor uma observação pela desaprovação das contas.

Tudo isso porque, depois de passar pelo crivo do Tribunal de Contas do Estado e pelo Tribunal de Contas da União, as contas anuais de gestão devem ser analisadas pela Câmara Municial, que tem a autonomia de, sozinha, acompanhar as decisões dos tribunais ou contrariá-las, fazendo assim com que as contas outrora rejeitadas passem ao status de aprovadas. 

Apesar do espanto que isso pode causar a priori, a verdade é que se está seguindo a Constituição Federal, que atribui independência aos poderes. E que determina que, além da função legislativa, também é função típica do Poder Legistativo a fiscalização das contas do Executivo.

Assim, apesar de algum gestor ter as contas desaprovadas pelos Tribunais de Contas, quem dá a útlima voz é a Câmara Municial, que no caso de Anapurus obtou pela aprovação das contas de Tina Monteles, referente ao ano de 2004.

Veja a correção feita pelo TCE, sequindo a decisão da Câmara Municial, clicando AQUI.

Deixe seu comentário logo abaixo.

terça-feira, 19 de junho de 2012

Prefeito de Buriti vai ter que se explicar. Polícia encontra em sua propriedade, trator roubado em Minas Gerais


A Polícia Civil de Buriti, a cerca de 50 quilômetros de Anapurus, abriu um inquérito para apurar as razões pelas quais foi encontrado na cidade um trator pertencente à prefeitura municipal de João Pinheiro, Minas Gerais. As duas cidades estão separadas por mais de 2.200 quilômetros.

veículo teria sido roubado em 27 de maio, no distrito Canabrava, localizado na cidade mineira. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), o trator era utilizado para a construção de estradas e foi extraviado por um homem que afirmava ser a pessoa responsável pelo transporte do trator para seu novo dono.
Após tomarem conhecimento, os policiais de Minas Gerais iniciaram as investigações e concluíram que o veiculo chegou ao Maranhão no último dia 30, e a Buriti, por volta das 5h desta terça-feira (19).

O G1 não conseguiu contatar o delegado Leonardo Soares Bezerra (Buriti), apenas com alguns agentes que participaram da apreensão. Eles confirmaram que o tratar foi encontrado na Fazenda Porteira, que seria de propriedade do prefeito Municipal de Buriti. No momento da apreensão, somente o caseiro foi encontrado no local.
Após os levantamentos preliminares, o inquérito será encaminhado para a delegacia regional de Chapadinha, distante a 78 quilômetros da cidade.

Do G1/MA

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Começa hoje o tradicional Arraial em Trizidela


Hoje, 15 de junho, será dado o pontapé inicial de um dos mais tradicionais festejos juninos da região, o arraial de Trizidela, que há mais de duas décadas vem fazendo a diferença e sempre atrai recorde de público.

Como de costume a festa inicia-se com um grande torneio de futsal envolvendo equipes de mata Roma, Anapurus e Chapadinha.

Danças e quadrilhas de toda região abrilhantam a arena do arraial todas as noites.
Serão 10 dias de festa, com inicio às 19 horas e sem hora pra terminar, com comidas e bebidas típicas e brincadeiras juninas.

Entre as atrações musicais estão a Banda Forró de Farra que se apresenta dia 23 no Estrela Social Club de Trizidela.


Do Blog Mata Roma em Foco