terça-feira, 20 de março de 2012

A terceira guerra mundial: Religião X Religião


Não se fala em outra coisa. Pra todo lado que se olhe é gente falando dos escândalos envolvendo igrejas e os impérios milionários erguidos por seus organizadores.
A bola da vez é a Igreja Mundial do Poder de Deus, que tem como idealizador um homem que se intitula “apóstolo”. Trata-se de Valdemiro Santiago, que ao lado da mulher Francileia Santiago comanda essa verdadeira quadrilha “galinha dos ovos de ouro”.
Valdemiro Santiago

Já faz tempo que eu saquei a desse cara aí. Esse domingo (18) o programa Domingo Espetacular (Record) exibiu uma matéria com denúncias de fraudes e desvios milionários feitos através da igreja e destinados para deleite do próprio Valdemiro e esposa. Trata-se de compra de fazendas com terras a perder de vista, jatinhos, helicópteros e carros de luxo, algo em torno de 54 milhões de reais em propriedades adquiridas com doações dos fiéis.
O problema da mídia que fez essa reportagem é que ela é totalmente parcial, já que foi feita pela Record que tem como dono Edir Macedo, um antigo desafeto do "apóstolo" Valdemiro. Valdemiro já foi pastor da Igreja Universal do Reino de Deus, que tem como idealizador o próprio Edir Macedo. Valdemiro se desligou da IURD em 1999, no mesmo ano fundou a Igreja Mundial e viu aí sua chance de prosperar. Em todo caso, é o sujo falando do mal lavado.
É só lembrar que o Bispo Edir Macedo é parte em várias denúncias de fraude e irregularidades à frente da Universal. Entre as principais denuncias está a de lavagem de dinheiro. Fico na dúvida se o Edir Macedo está realmente querendo denunciar as fraudes da igreja de Valdemiro ou se está só querendo recuperar os fiéis e a grana que começou a perder pra essa "nova igreja".

Sem falar da Igreja Renascer, que ficou nacionalmente conhecida por ser a igreja frequentada pelo jogador Kaká, e mais conhecida ainda depois das escândalos de desvio de doações e também de lavagem de dinheiro por parte dos idealizadores.

E enquanto algumas igrejas ditas como evangélicas se destacam nos casos de corrupção, a Igreja Católica matem a liderança nos casos de pedofilia envolvendo muitos de seus presbíteros. É claro que isso não se restringe à Igreja Católica, mas é onde há maior prevalência de casos dessa espécie, ou pelo menos onde ganham maior destaque, que inclusive que foi objeto de pedido de perdão do próprio Papa em nome da Igreja. E eu nem vou falar dos abusos cometidos em outras épocas, o foco aqui é outro.

Como não falar das igrejas evangélicas em geral, que promovem eventos com pastores, cantores e pregadores de outras cidades e até outros estados, que, no culto, chegam a ser confundidos com o próprio Deus, tamanha é a admiração dos fiéis por eles. Recordo-me que muitas vezes por curiosidade eu parava pra ouvir as palavras dos pregadores e confesso que ficava envergonhado. Em uma dessas vezes um pastor falou assim: “ontem eu tive um sonho. Deus tocou em mim e me disse que hoje será uma noite de milagres, por isso eu preciso que os irmãos colaborem com essa obra e venham deixar aqui no palco 5 mil reais. Deus quer agir na vida de vocês, mas vocês têm que colaborar”.

Isso é vergonhoso, afinal Deus precisa de dinheiro pra quê? Os pastores precisam desse dinheiro pra quê? Quando eles vão em “missão” para outras cidades eles têm tudo pago, alimentação, hospedagem. Pra que pedir dinheiro?

É claro que essa crítica se limita às igrejas que fomentam tal atitude de seus pastores. Não se aplicando, espero, à sua totalidade.

E aqui vai um último recado para os fanáticos e cegos: Deus, seja em qual for que você acredite (Alá, Jeová, Javé, Deus Sol ou Deus Fogo) não é mercenário. Essa prática de vender objetos sagrados como toalhas bentas e coisas do gênero e pedir dinheiro em troca de milagres é algo medieval. A prática da simonia era comum porque o povo não pensava, era escravo da igreja. E novamente a história se repete, ou melhor, ela continua. O povo não pensa, admirado e hipnotizado por verdadeiras apresentações circenses vira fantoche nas mãos desses pilantras. DEUS NÃO COBRA POR MILAGRES!!!

A igreja, como umas primeiras instituições de que o ser humano faz parte, deveria ser um lugar de promoção da sociabilidade, fraternidade, eticidade e amparo psico-social do indivíduo, que busca alento em suas tormentas, ou mesmo que simplesmente reconhece sua pequenez diante do seu Senhor. A igreja não deveria ser lugar de balburdias alegóricas para exibição de curas forjadas e fonte de enriquecimento ilícito de seus comandantes. O dinheiro doado deveria ser usado única e exclusivamente para a manutenção dos templos e principalmente para ser destinado aos próprios membros, como distribuição de cestas básicas para famílias humildes, em vez de exigir dessas famílias miseráveis seu último grão de arroz e feijão.

E antes que me chamem de ateu ou algo do tipo, saibam que possuo minha fé, que por sinal só a mim pertence. Mas prefiro pensar na religião como algo que hoje, infelizmente, perturba as pessoas em vez de lhes proporcionar conforto e segurança.

Pra que gritar ao mundo que ama e adora a um Deus se na prática esses malfeitores sugam a esperança de quem busca refúgio e consolo? Hipócritas, nada mais que hipócritas.

São Mateus, 6
5. Quando orardes, não façais como os hipócritas, que gostam de orar de pé nas sinagogas e nas esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade eu vos digo: já receberam sua recompensa. 6. Quando orares, entra no teu quarto, fecha a porta e ora ao teu Pai em segredo; e teu Pai, que vê num lugar oculto, recompensar-te-á. 7. Nas vossas orações, não multipliqueis as palavras, como fazem os pagãos que julgam que serão ouvidos à força de palavras.

Confira a reportagem que mostra o império erguido pelo dono da Igreja Mundial do Poder de Deus.

3 comentários:

  1. Respostas
    1. Eate pilantra nunca me enganou, sempre ligo a TV que estar mudo logo de canal, este pilatra deviria devolver todo dinheiro que sulgou dos pobre até mesmo de espirito, pois deixam se levarem por um bandido desse, a policia deve tomar imediatamente todas providencias no sentido de proteger estes coitados, que com certeza deixa de comprar alimentação para matar a fome dos seus filho pra levar o dinheiro pra este pilantra, servergonha, repito nunca me eganei, sempre disse que este charlatão, picatera,pilantraque estva enganando todo este povo, mas não são so pobres que se anganan com este safado, bandido, me dar noju quando abria a tv, que ele estava simulando tirar o demonio de alguem, é horivel, tem que ter providencias imediatas para punir este mal carater, que Deus defenda todos os humanos de um monstro desse!!!

      Excluir
  2. Temos que tomar muito cuidado com certos líderes religiosos-Mateus7.15-21
    estudosbiblicosmanabetel.blogspot.com

    ResponderExcluir