quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Tina Monteles é reeleita em Anapurus

Além de ser a primeira mulher que vai ocupar o cargo de chefe do Executivo Municipal pela terceira vez, Tina Monteles quebra um tabu que se prolongava desde a emancipação da cidade. Em toda a história política de Anapurus, nunca antes havia ocorrido uma reeleição no município. Além de Anapurus, apenas Brejo e Imperatriz mantinham essa marca no Maranhão.
Nesse domingo, dia 07 de outubro, o país todo se mobilizou para escolher seus prefeitos e vereadores. Mas a eleição em Anapurus parece quer começado antes, quando os grupos ainda traçavam suas estratégias de campanha. Três grupos se formaram na cidade. O de Tina Monteles, que buscava a reeleição, e dois grupos opositores, que queriam desbancá-lo do posto de prefeita. 
Com a coligação "Anapurus no Caminho Certo", Tina Monteles (PRB) parece ter tido a campanha mais estável e que passou mais confiança ao eleitorado. E essa confiança se confirmou no dia da votação. 
Com o comparecimento nas urnas de 10.159 eleitores (91,61% do total), a cidade inteira se mobilizou na escolha de seus representantes. O povo optou pela continuação de Tina Monteles.
Com um total de 4.648 votos, Tina obteve 48,84% dos votos válidos, enquanto sua principal opositora e concorrente, Professora Vanderly, somou 3.845 votos (40,40% dos votos válidos). Em terceiro lugar ficou Raimundo Diniz com 1.024 votos (10,76% dos votos válidos).
E ao contrário do aconteceu em 2008, a diferença de votos entre o primeiro e o segundo lugar não foi tão apertada. Enquanto na eleição passada Tina venceu com apenas 24 votos de vantagem, dessa vez a diferença foi mais generosa. Tina ficou com 803 votos na frente da segunda colocada.
Dessa forma, Tina segue para seu terceiro mandato com a confiança do povo e com o prestígio de ter sido a primeira prefeita reeleita na cidade. 

Veja parte do discurso da vitória de Tina Monteles.


Nenhum comentário:

Postar um comentário