quinta-feira, 12 de julho de 2012

A ética entre os blogueiros

Por Luan Lessa (Portal de Anapurus)

Surge uma nova e evolucionária ferramenta de comunicação e interação. Os blogs da região vêm se destacando com um conteúdo diversificado e que coloca a população a par dos acontecimentos mais importantes e que merecem relevo. Além disso, o espaço para a publicidade é garantido. Os blogueiros vendem um espaço para os empresários, isso faz crescer a concorrência e a disputa por melhores preços e produtos de melhor qualidade. Ou seja, todo mundo sai ganhando.

Diante disso, é de suma importância a valorização dos blogueiros. Pessoas que reservam um espaço do seu tempo para essa atividade tão nobre na era da velocidade de informação. As matérias elaboradas demandam tempo e atividade intelectual para que a informação chegue às casas com qualidade e clareza.

Entre os blogueiros há um costume bastante comum: o compartilhamento das postagens em diversos blogs. Entretanto, um detalhe de etiqueta deve ser mantido: a citação da fonte originária da matéria. Ora, como exigir valorização por parte da sociedade se os próprios colegas não valorizam o trabalho do outro?

Como dito, a feitura de uma postagem demanda tempo, esforço e atividade intelectual, e o idealizador desse trabalho merece todo o crédito por disponibilizar gratuitamente suas criações. 

Portanto, como manutenção do "código de ética" entre os blogueiros, fica o apelo para que nós continuemos trabalhando em conjunto para levar o melhor da informação para a sociedade, mas, sobretudo valorizando o trabalho de quem detém a propriedade intelectual da matéria, sob pena de configuração de plágio, e principalmente da quebra da etiqueta e educação que devem prevalecer em todas as esferas da sociedade.

O blog Portal de Anapurus afirma, categoricamente, que se sente honrado cada vez que tem uma postagem sua compartilhada por outros blogs, mas reforça o desejo de que a valorização seja mútua no sentido da preservação da identidade do idealizador originário da postagem. 

Somente depois desse passo conseguiremos crescer cada vez mais com destaque e poderemos exigir de todos o reconhecimento pelo trabalho que exercemos.

Grato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário