quinta-feira, 5 de julho de 2012

JOVENS CONSCIENTIZADOS PELO ESPORTE

Do Jornal Estudantil

Pastor de Igreja Batista em Mata Roma contribui para o desenvolvimento esportivo dos jovens.
Em agosto de 2010, Marcelo Rebossa (ex-jogador de salão profissional) fundou uma escolinha de futebol, com o seguinte nome: “Projeto Semente Boa”. Esse projeto, que desenvolve suas ações gratuitamente, tem como objetivo ajudar jovens a buscarem um caminho que lhes tragam benefícios no futuro. Em uma entrevista ao Jornal Estudantil, Marcelo faz alguns destaques referentes a essa iniciativa. “A realidade é que não há alternativas para a prática de uma atividade esportiva na cidade. Vendo isso, logo comecei a trabalhar com a escola de futebol, com o propósito de ensinar os jovens a jogar posicionalmente, e também tirá-los do caminho das drogas.”  

A escolinha “Semente Boa” tem uma faixa de 80 (oitenta) alunos, selecionados entre duas categorias: sub quinze (10 a 15 anos) e sub dezoito (16 a 18 anos). A ação não possui patrocinador e também não há participação política da localidade. “Minha escolinha não está aqui para nome de político A, B ou C, para que sejam exaltados; a escolinha só tem um propósito: ajudar jovens a sair do caminho das drogas; ensinar o caminho do futebol e glorificar a Deus”, destacou o pastor Marcelo. Realmente há benefícios, e não somente moral, como também profissional. Ele continua fazendo citação do seu comportamento frente ao Projeto. “Não faço promessas. Mas quando vejo jogadores que se destacam, tento, de alguma forma, usar meus contatos em São Luís, e levar “eles” a fazer testes em outras cidades.” Hoje, há oito jovens selecionados para fazerem testes em outras cidades. São eles: Renato, Tiago, Anando, Enos, Rony, Neto, Jerfeson e Jardson. Sendo que Neto, Jerfeson, Jardson, Rony e Enos já estão qualificados como categoria de base no MAC. Segundo ele, há sentimento de alegria por sua parte quando o mesmo vê jovens que se sobressaíram em sua escolinha, e continuam levando ensinos que aprenderam lá. Ao lembrar-se da atitude de consciência de tais jovens, Marcelo se emociona.

A equipe do Jornal Estudantil entrevistou um dos jogadores selecionados como categoria de base do MAC, Francisco Neto, conhecido como Nônô. Ele falou a respeito de sua participação na escolinha. “Me ajudou muito, e não só a jogar futebol, pois aprendemos sobre várias coisas em questão de moral. O que ele faz pela gente, nenhum chegou aqui e realizou; e de graça.” Segundo o jovem, todos são realmente ajudados a saírem do caminho das drogas e da criminalidade, e que as palestras são feitas nas reuniões do grupo, realizadas uma vez por mês. “Vou levar muitas aprendizagens e ensinos; e se eu chegar a jogar em um time grande, a primeira pessoa que irei agradecer será o Pasto Marcelo”, conclui o jovem atleta.

O fundador da escolinha “Projeto Semente Boa”, Marcelo Rebossa, tem tido ótimos resultados, apesar das dificuldades que ocorrem; e se sente maravilhado ao ver o progresso de seus alunos.
Infelizmente a equipe não conseguiu contato com os demais jogadores selecionados. Há informações de que eles, no momento em que foram procurados pela Equipe do JE, estavam viajando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário